José

13/09/2011 23:29

A Biblia não tem muitas referências a José, o Pai adotivo de Jesus. Quem foi o homem que criou o Salvador do mundo?

Os dois primeiros capitulos de Mateus mostram um pouco de seu caráter e da sua fidelidade a Deus. Quando soube da gravidez de Maria, decidiu romper o compromisso com ela secretamente para que ela não fosse humilhada diante de todos - desse modo, obedeceria a Deus e demonstraria compaixão por Maria. Mas nem precisou fazer isso, pois um anjo apareceu em seu sonho e forneceu as explicações e orientações de que ele precisa (Mt 1.18-24). José obedeceu, tanto naquela ocasião como nas situações relatadas no texto de hoje, em que protegeu sua familia levando-a ao Egito e depois para Nazaré, na Galileia, seguindo a orientação divina. José era um homem comum e seus vizinhos não sabiam que ele estava cuidando do Messias e de sua educação. Ás vezes ele tinha medo e hesitava, mas recebia a orientação de Deus e obedecia sem fazer perguntas. Este homem de principios foi, ao que parece, um marido e pai exemplar, um modelo de fidelidade ao garoto que criou como seu próprio filho e a quem ensinou sua profissão, a carpintaria - como todo bom pai fazia naquela época.
Pensando na vida de José, o que você faria em seu lugar? Teria dado atenção a mensagens angelicais em sonhos? Teria obedecido sem contestar ou tomaria decisões baseadas em seus próprios conceitos e vontades?
Hoje não precisamos de mensagens em sonhos, pois a Biblia contém o registro da vontade de Deus e orientações práticas para a vida cristã. Além disso, o Espirito Santo orienta quem deseja cumprir os propósitos de Deus. Você tem seguido essas orientações? Tem buscado fazer o que Deus quer, não importando sua própria vontade? Permita que Deus guie sua vida assim como fez com José. Ele tinha motivos para duvidar das orientações que recebeu, mas teve fé suficiente para segui-las.
Confiar em Deus e obedecer-lhes - é o que dá valor á vida.